sábado, 13 de outubro de 2012

Trânsito, radar e "bom senso" (parte 5)

----- Original Message -----
From: Rosivaldo Fernandes Alves
To: c.@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, September 27, 2007 8:20 AM
Subject: RES: [c.] Re: Off-topic: Semana de trânsito


Grande R.,

Que bom que você gostou do meu texto. Muito obrigado. Só tem um probleminha: quem é F.? Não consegui localizá-lo nas mensagens do C. :-)

Mas vejo que meu ponto de vista encontra certa resistência. Tudo bem, eu não almejo a unanimidade, senão não teria o que escrever. Mas eu gostaria de elaborar um pouquinho o assunto, tornando-o mais concreto. Espero que você tenha paciência de ler.

Primeiro: "antes de pensar em cobrar dos motoristas (...), deve ser realizada uma reengenharia (...)". Não quero ser repetitivo, mas preciso insistir: minha preocupação é com o cidadão, o condutor, o pedestre. Enfim, com o lado de cá do problema. Sou motorista e sei o quanto é ruim nossa engenharia de trânsito, isso todo mundo sabe. Tenho queixas enormes contra a SMTT e o Detran. Mas sinceramente acho que esse não é o pior problema. O pior problema está na falta de consciência dos condutores, que em sua imensa maioria adotam uma postura agressiva e imprudente no trânsito, independentemente das condições, de péssimas a ótimas, das vias em que transitam. Não estou do lado da SMTT, estou do lado da Lei. Quero fazer uma analogia: todo mundo sabe que a omissão dos governos em relação à educação, à saúde, ao emprego, ao saneamento básico e à segurança são um terreno fértil para o crescimento do crime. Não se pode daí concluir que a polícia só deve prender criminosos depois que o governo cumprir sua parte em prover educação e emprego pra todos. Pelo mesmo raciocínio, não se pode exigir que condutores infratores só enfrentem conseqüências legais depois que tudo o mais no trânsito estiver em ordem. Se as condições são ruins, o motorista deve ser ainda mais prudente. Não menos.

Segundo: "semáforos de 100 em 100 metros". Cara, isso é horrível, mas pense, por exemplo, na Barão de Maruim: que fazer com todos aqueles cruzamentos? Tirar os semáforos? Você acha que isso os tornaria aqueles cruzamentos mais seguros pra todos? Não sou engenheiro de trânsito, mas consigo supor que a solução pra isso requereria um investimento gigantesco em viadutos ou coisa parecida. Qual a alternativa? Fechar todos os cruzamentos pra tornar a Barão livre e desimpedida? E quem trafega transversalmente? Se vira como? Dá voltas imensas? Ou alguém sai muitíssimo prejudicado na história ou todos terão de se conformar em compartilhar as vias e cada um aguardar a sua vez. Se você tem cruzamentos a cada 100 metros, é claro que você tem de andar a menos de 60, com ou sem semáforo, com ou sem radar, com ou sem guarda. Senão, a carnificina será inevitável.

Sobre o acidente com morte a capotamento: ninguém capota a 30 por hora. Claramente, a velocidade esteve envolvida no problema. Não estou dizendo que se tratou de velocidade excessiva. Ocorre que, se a sinalização é precária, o condutor precisa ser ainda mais prudente, não menos. É uma regra trivial de segurança no trânsito.

Vou lhe dar um exemplo: quando trafego por um bairro pouco conhecido, procuro atentar ainda mais para a sinalização. Sigo bem mais devagar do que de costume, e jamais passo num cruzamento sem reduzir o suficiente para ter tempo de evitar, ou ao menos minimizar, uma colisão lateral, ainda que eu tenha a preferência. Se não há sinalização, e isso ocorre muitíssimo, suponho que não tenho a preferência, e só passo se tiver certeza de que o caminho está livre. Ninguém morre (de tédio, de raiva, sei lá) fazendo assim. Sei que não é divertido nem emocionante, mas dirigir não é pilotar. Pilotagem se faz num autódromo ou numa via isolada e destinada para tal.

Finalizando, acrescento que minha preocupação não é com velocidade. É com infração, qualquer que seja ela. É com o desejo de impunidade, com o olhar apenas para o próprio umbigo e desejar uma via sempre desimpedida, livre de obstáculos, tais como pedestres, ciclistas, motociclistas, outros carros, semáforos, radares, guardas, multas e tudo mais, sem lembrar que o trânsito civilizado requer constante preocupação com o outro. Não estou te acusando de nada disso, só estou esclarecendo o foco de minha "cruzada". :-)

Um abraço,

Rosivaldo.



-----Mensagem original-----
De: c.@yahoogrupos.com.br [mailto:c.@yahoogrupos.com.br]Em nome de r.
Enviada em: segunda-feira, 24 de setembro de 2007 11:47
Para: c.@yahoogrupos.com.br
Assunto: [c.] Re: Off-topic: Semana de trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

Todas as famílias da Terra

Grandes foram as civilizações da Mesopotâmia: Suméria, Acádia, Assíria, Babilônia; imortais, os seus nomes: Gilgamés, Sargão, Hamurábi, Assu...